Nosso trabalho nesse blog é buscar discutir e divulgar ações em prol da promoção de uma sociedade mais igualitária. Todos que acessarem esse blog podem contribuir com material a ser enviado para o e-mail: gppgr.iuna01@gmail.com

domingo, 17 de julho de 2011

O PARADIGMA DE NIETZSCHE


“O problema que aqui levanto não é saber o que deve tomar o lugar do homem na humanidade (o ser humano é uma conclusão): mas que tipo de homem deve ser criado, desejado como o mais valioso, mais digno de viver, mais digno do seu futuro” (NIETZSCHE, 1996:28).

Um comentário:

  1. Em seu Zaratustra, o filósofo ressalta que ‘o homem é uma corda, atada entre o animal e o além-do-homem _ uma corda sobre um abismo. Perigosa travessia, perigoso caminho, perigoso olhar para trás, perigoso arrepiar-se e parar. ’’

    Este olhar para trás estaria ligado à reflexão. E este medo acaba por fazer com que queira se criar uma mega estrutura capaz de proteger os descendentes de tudo o que se move.

    Segundo Nietzsche ‘’(...) os pais fazem involuntariamente do seu filho algo semelhante a si mesmos. A isso denominam ‘’educação’’. Não há mãe que no fundo do seu coração, duvide de ter parido com o seu filho uma propriedade, nem o pai que se negue o direito de o poder sujeitar aos seus conceitos e juízos de valor. Digo mais, antigamente os pais achavam justo dispor, a seu bel prazer, da vida e morte do recém-nascido - como entre os antigos germanos. Imitando o pai, ainda hoje o professor, a classe, o sacerdote, o príncipe vêem em todo mundo uma indiscutível ocasião de nova posse’’ (NIETZSCHE, 2004:109-110).

    ResponderExcluir